
A concepção Idealista sugere que o surgimento da mente nas crianças inicia-se com a presença de conhecimentos inatos, que vão sendo polidos pela percepção destas sobre o mundo, construindo e sintetizando novos conhecimentos. E, neste aspecto, a Psicologia Funcionalista Européia tem muito a contribuir com meus estudos a respeito de como se dá o surgimento da mente nas crianças. Esta vertente considera que o aprendizado do indivíduo ocorre através de sua interação com o meio e que o conhecimento adquirido é orientado pelos interesses infantis e pelas sínteses que esta faz acerca de suas percepções.
Sugiro que pensemos de uma maneira mais aprofundada o processo de ensino - aprendizagem, no qual, de acordo com minhas proposições e com o Funcionalismo Europeu, o agente educador deve possibilitar um aprendizado interacional que possa aproximar o sujeito de sua realidade vivida, sendo este útil para o desenvolvimento do indivíduo. E no qual o enlace entre o racional e o empírico faça gerar novos conhecimentos, de forma que estas aprendizagens sejam organizadas na mente a fim de permitirem novas percepções que tenham por objetivo instigar no sujeito um pensamento crítico acerca das coisas e do mundo em que vive.
Somente desta maneira podemos integrar mente e corpo em um processo dialético, de modo que a consciência desempenhe a síntese desta relação.
Conferência para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (2011/4). PSI0381D, História e Sistemas em Psicologia I, UCS.
Conferência para Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (2011/4). PSI0381D, História e Sistemas em Psicologia I, UCS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário